Identifica a função sintática da palavra ou expressão a negrito.
1. Ele ficou em casa. (predicativo do sujeito)
2. Nós dissemos que iríamos ser pontuais. (complemento direto)
3. Os alunos que tiverem boa nota no teste vão receber um prémio (modificador restritivo do nome)
4. Elas concluíram o trabalho rapidamente. (modificador)
5. O vestido foi comprado na semana passada. (predicado)
6. O diretor nomeou-o chefe-adjunto. (predicativo do complemento direto)
7. A oferta de livros foi muito louvável. (complemento do nome)
8. Os meus amigos moram aqui. (complemento oblíquo)
9. Pessoa, esse génio da literatura, era português. (modificador apositivo)
1. Na frase “Gosto dela, mas às vezes farto-me!” oração sublinhada é
a. subordinada adjetiva restritiva.
b. coordenada completiva.
c. subordinada adverbial causal.
d. coordenada adversativa.
2. Na frase “Mal acordo, espreguiço-me!”, a oração sublinhada é
a. subordinada adverbial temporal.
b. subordinada adverbial causal.
c. subordinada adverbial comparativa.
d. subordinada adverbial consecutiva.
3. A oração sublinhada em “Vou ter a tua casa, a não ser que acabe tarde.” é
a. subordinada adverbial consecutiva.
b. subordinada adverbial concessiva.
c. subordinada adverbial condicional.
d. subordinada adverbial causal.
4. A oração sublinhada na frase “O João, quando o telefone tocou, deu um salto.” é
a. subordinante.
b. subordinada adjetiva explicativa.
c. subordinada adjetiva completiva.
d. subordinada copulativa.
5. Em que alínea a conjunção “que” introduz uma oração subordinada causal?
a. Ela é tão bonita que todos olham para ela.
b. Mesmo que chegues tarde, vou ficar à tua espera.
c. Ela disse que tu estavas mal vestida!
d. Vem comigo, que preciso de ajuda!
6. De entre as frases que se seguem, em que alínea a conjunção “como” introduz uma oração causal?
a. Ela fala como se mandasse!
b. Como chegaste tarde, não esperamos para jantar.
c. O Pedro é alto como uma torre!
d. A minha mãe cozinha como se fosse um chef de culinária.
7. De entre as frases que se seguem, em que alínea o “como” introduz uma oração subordinada adverbial comparativa?
a. Como está a chover, vou levar gabardina.
b. Como o Manuel teve um acidente, vou visitá-lo ao hospital.
c. Ela era esguia e elegante como (é) uma serpente.
d. Como me pediste ajuda, aqui tens os meus apontamentos da aula.
8. Das frases que se seguem, em que alínea a conjunção “que” não introduz uma oração subordinada substantiva completiva?
a. A Marta disse que ia ter ao restaurante.
b. É lamentável que tenhas dito tanto disparate!
c. Choveu tanto que me molhei toda!
d. Penso que tens razão.
9. Em que alínea encontras uma oração subordinada substantiva completiva?
a. Ela é bonita, mas às vezes é tão antipática!...
b. Se ganhasse o totoloto, ia de férias!
c. Apesar de a professora explicar bem a matéria, fiquei com algumas dúvidas.
d. Perguntei-lhe se queria ir connosco ao cinema.
10. Classifica a oração sublinhada na frase “Os alunos que terminaram a prova esperaram pelo final do tempo estabelecido.”
a. Oração subordinada adjetiva relativa restritiva.
b. Oração subordinada adjetiva relativa explicativa.
c. Oração subordinada substantiva completiva.
d. Oração subordinada substantiva relativa sem antecedente.
11. Classifica a oração sublinhada na frase “O homem, que olhava para ela insistentemente, tinha mau aspeto.”
a. Oração subordinada adverbial causal.
b. Oração subordinada substantiva relativa sem antecedente.
c. Oração subordinada adjetiva relativa explicativa.
d. Oração coordenada conclusiva.
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