Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Natureza na poesia de Alberto Caeiro

Na poesia de Alberto Caeiro, a Natureza assume uma importância fundamental, constituindo o tema de muitos dos seus poemas («fui o único poeta da Natureza»).
A Natureza é configurada como:
     – objeto de amor, com o qual o sujeito poético está em plena comunhão («Não sei o que é a Natureza: canto-a.»; «Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, / Mas porque a amo, e amo-a por isso»);
– espaço de deambulação («Tenho o costume de andar pelas estradas / Olhando para a direita e para a esquerda, / E de vez em quando olhando para trás...»);

objeto de observação ou estudo, captado através dos sentidos, especialmente da visão («Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...»; «Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.»; «Sou o Descobridor da Natureza.»);

– fonte de aprendizagem da espontaneidade e da simplicidade, bem como da inevitabilidade da mudança e da morte («Sejamos simples e calmos, / Como os regatos e as árvores»; «Submeto-me e sinto-me quase alegre»; «Passo e fico, como o Universo.»).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.