Não esqueçam que existem mais exercícios neste blogue e estão todos inseridos na etiqueta funcionamento da língua.
A- Delimita e classifica as orações:
1-Se compararmos a superfície de Portugal com a dos outros Estados da Europa, verificaremos que Portugal ocupa a 23ª posição numa lista de 53 países. ( subordinada adv. condicional; subordinante; sub. substantiva completiva)
2- Telefonei-te para pedir ajuda. ( subordinante; subordinada adv. final)
3- Pediram-me para publicar estes exercícios. ( subordinante; subordinada subst. completiva)
4- Perguntaram-nos se tínhamos feito o trabalho. ( subordinante; subordinad subst. completiva)
5- Fiz a pergunta a quem quis. ( subordinante; subordinada subst. relativa s/ antecedente)
6- O sítio onde estamos é bonito. ( subordinante; subordinada adj. relativa restritiva)
7- Comi, todavia não gostei do prato. ( subordinante, coordenada adversativa)
8- Como não gostei, não comi tudo. ( subordinada adv. causal; subordinante)
9- O meu irmão é tão alto como tu. ( subordinante; subordinada adv. comparativa)
10- Fico em casa, pois estou cansado. ( subordinante; coordenada explicativa)
11- Dormi bem, espero pois ter um dia dinâmico. ( subordinante; coordenada conclusiva)
B- Identifica os processos de formação que deram origem às seguintes palavras destacadas na frase.
1- Compreendi totalmente o que disse. (derivada sufixação)
2- Depois do 25 de Abril, este país foi governado pelo FMI. ( sigla)
3- Tirou um mestrado em biofísica. ( composição morfológica)
4- Ele deixou-se enfeitiçar por ela. ( parasíntese)
5- Assistimos à troca de prisioneiros. ( derivação imprópria ou conversão)
6- Antes da existência dos telemóveis, comprávamos sempre um cartão credifone para telefonar para casa. ( amálgama)
7- Em Lisboa, ando sempre de metro. ( truncação)
C- Identifica a classe e subclasse das palavras da frase.
1- Percebo perfeitamente que não tenhas nenhum livro aqui nesta casa, exceto um.
D- Identifica a função sintática presente na expressão destacada.
1- Ela chora, pobrezinha, achando-se infeliz. (mod. apositivo)
2- O som da tua voz permanece no ar. ( predicativo do sujeito)
3- O som da tua voz mora aqui.( compl. oblíquo)
4- O som da tua voz habita o espaço. ( complemento direto)
5- A Joana pediu à Fernanda que lhe enviasse uma mensagem. (compl. direto)
6- Atualmente, os pobres não têm dinheiro para comer. ( modificador)
7- Amai pai e mãe. ( compl. direto)
8- Traz-lhe os livros de português, amanhã, sem falta. ( compl. indireto)
9- Eles levam-nos a Lisboa. ( compl. direto)
10- Trá-lo amanhã, sem falta. ( compl. direto)
11- A ideia de que os sábios nunca se enganam não está correta. ( completo do nome)
E- Identifica os atos ilocutórios.
1- Estudei muito. ( assertivo)
2- Empresto-te o livro para a semana.( compromissivo)
3- Não me apetece nada fazer este teste! ( expressivo)
4- O teste já não se faz ( diz a professora). ( declarativo assertivo )
5- Estuda e logo verás se aumentas a nota. ( diretivo)
F- Identifica os mecanismos de coesão presentes nas frases.
1- Ao senhor Joaquim foi-lhe dito que viesse mais cedo. Ele achou que estavam a gozar com ele.
2- Primeiro, decidiu ir lanchar. Por isso, fez uma sandes de fiambre, embora só tivesse meia fatia.
3- Leu o poema, esse texto de palavras sábias que o soneto ia revelando pouco a pouco.
1- referencial
2- interfrásica
3- lexical
A- Delimita e classifica as orações:
1-Se compararmos a superfície de Portugal com a dos outros Estados da Europa, verificaremos que Portugal ocupa a 23ª posição numa lista de 53 países. ( subordinada adv. condicional; subordinante; sub. substantiva completiva)
2- Telefonei-te para pedir ajuda. ( subordinante; subordinada adv. final)
3- Pediram-me para publicar estes exercícios. ( subordinante; subordinada subst. completiva)
4- Perguntaram-nos se tínhamos feito o trabalho. ( subordinante; subordinad subst. completiva)
5- Fiz a pergunta a quem quis. ( subordinante; subordinada subst. relativa s/ antecedente)
6- O sítio onde estamos é bonito. ( subordinante; subordinada adj. relativa restritiva)
7- Comi, todavia não gostei do prato. ( subordinante, coordenada adversativa)
8- Como não gostei, não comi tudo. ( subordinada adv. causal; subordinante)
9- O meu irmão é tão alto como tu. ( subordinante; subordinada adv. comparativa)
10- Fico em casa, pois estou cansado. ( subordinante; coordenada explicativa)
11- Dormi bem, espero pois ter um dia dinâmico. ( subordinante; coordenada conclusiva)
B- Identifica os processos de formação que deram origem às seguintes palavras destacadas na frase.
1- Compreendi totalmente o que disse. (derivada sufixação)
2- Depois do 25 de Abril, este país foi governado pelo FMI. ( sigla)
3- Tirou um mestrado em biofísica. ( composição morfológica)
4- Ele deixou-se enfeitiçar por ela. ( parasíntese)
5- Assistimos à troca de prisioneiros. ( derivação imprópria ou conversão)
6- Antes da existência dos telemóveis, comprávamos sempre um cartão credifone para telefonar para casa. ( amálgama)
7- Em Lisboa, ando sempre de metro. ( truncação)
C- Identifica a classe e subclasse das palavras da frase.
1- Percebo perfeitamente que não tenhas nenhum livro aqui nesta casa, exceto um.
D- Identifica a função sintática presente na expressão destacada.
1- Ela chora, pobrezinha, achando-se infeliz. (mod. apositivo)
2- O som da tua voz permanece no ar. ( predicativo do sujeito)
3- O som da tua voz mora aqui.( compl. oblíquo)
4- O som da tua voz habita o espaço. ( complemento direto)
5- A Joana pediu à Fernanda que lhe enviasse uma mensagem. (compl. direto)
6- Atualmente, os pobres não têm dinheiro para comer. ( modificador)
7- Amai pai e mãe. ( compl. direto)
8- Traz-lhe os livros de português, amanhã, sem falta. ( compl. indireto)
9- Eles levam-nos a Lisboa. ( compl. direto)
10- Trá-lo amanhã, sem falta. ( compl. direto)
11- A ideia de que os sábios nunca se enganam não está correta. ( completo do nome)
E- Identifica os atos ilocutórios.
1- Estudei muito. ( assertivo)
2- Empresto-te o livro para a semana.( compromissivo)
3- Não me apetece nada fazer este teste! ( expressivo)
4- O teste já não se faz ( diz a professora). ( declarativo assertivo )
5- Estuda e logo verás se aumentas a nota. ( diretivo)
F- Identifica os mecanismos de coesão presentes nas frases.
1- Ao senhor Joaquim foi-lhe dito que viesse mais cedo. Ele achou que estavam a gozar com ele.
2- Primeiro, decidiu ir lanchar. Por isso, fez uma sandes de fiambre, embora só tivesse meia fatia.
3- Leu o poema, esse texto de palavras sábias que o soneto ia revelando pouco a pouco.
1- referencial
2- interfrásica
3- lexical
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