O tempo da escrita e o tempo da ação
A- O tempo da escrita – a peça foi escrita – 1961, em, plena ditadura salazarista do “Estado Novo”;
B – O tempo da ação –1817: período após as invasões francesas, com o rei D. João VI ainda ausente no Brasil e Portugal a ser governado por uma Junta de Governadores (Regência).
Gomes Freire de Andrade
Personagem central, sem nunca aparecer
Homem instruído, militar honesto, ex-combatente nos exércitos napoleónicos, sem nunca ter combatido contra Portugal.
Símbolo da modernidade e do progresso
Adepto das novas ideias liberais
Símbolo da luta pela liberdade
Matilde
Mulher de carácter forte
Corajosa
Denunciadora da hipocrisia do Estado e da Igreja
Símbolo da mulher que ama e sofre.
Sousa Falcão
Amigo inseparável do general Gomes Freire de Andrade
Representa a impotência perante os governadores
Dominado pelo desânimo
Assume a sua cobardia perante o exemplo de Gomes Freire.
Manuel e Rita
Representantes do povo oprimido e esmagado
Símbolos da consciência popular
Impotentes para alterar a situação
Símbolos do desespero, da desilusão, da frustração
Vicente
Elemento do povo
Traidor da sua classe – renega as suas origens
Representa a hipocrisia e o oportunismo
Materialista – pretende uma ascensão social rápida
Andrade Corvo e Morais Sarmento
Representam:
Cobardia
Traição
Subserviência
Vilania
D. Miguel Forjaz
Nobreza orgulhosa
Prepotência
Corrupção
Absolutismo
Principal Sousa
O poder da Igreja
ódio aos revolucionários
ódio aos franceses
comprometimento da igreja com o poder
conservadorismo da igreja
Beresford
Exército
Superioridade inglesa
Desprezo por Portugal
castigo e denúncia de traidores
sentido prático
Linguagem
Recursos de estilo
Expressões populares
Provérbios
Frases sentenciosas
Recursos Estilísticos (exemplos)
Aliteração (pág. 111)
Antítese (pág. 91)
Comparação (pág. 28)
Diminutivo (pág. 78
Hipálage (pág. 57)
Hipérbole (pág. 56)
Imagem (pág. 67)
Interjeição (pág. 29)
Paralelismo (pág. 21)
Personificação (pág. 77)
Repetição (pág. 23)
Trocadilho (pág. 88)
Interrogação Retórica (pág.57)
Ironia (pág. 23)
Metáfora (pág. 53)
Onomatopeia (pág. 21)
IMPORTÂNCIA DAS DIDASCÁLIAS
LUZ- diminui de intensidade no final de cada ato
Permite perceber:
-a mudança de cenário;
- a mudança de espaço;
- o destaque das figuras em palco.
SOM- aumenta no final de cada ato
ruídos dos tambores- ameaçador; obriga ao silêncio
sinos a rebate- clima de terror; prisão dos revolucionários
vozes humanas- dramatismo; execução
MOVIMENTAÇÃO CÉNICA
Indicação aos atores
Saída/entrada de personagens
Posição das personagens em cena
Expressão fisionómica dos atores
Linguagem gestual
CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS
Tom de voz/flexões
Expressão do estado de espírito
Sugestão do aspeto exterior
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