A Poesia
do Cancioneiro
Em Fernando Pessoa coexistem duas vertentes: a tradicional e a
modernista.
Algumas das suas composições
seguem a continuidade do lirismo português (melancolia, sensibilidade,
suavidade e linguagem simples), com marcas do saudosismo; outras iniciam o
processo de rutura, que se concretiza nos heterónimos ou nas experiências modernistas
(colaboração com a revista Orpheu) que vão desde o simbolismo ao paulismo e
intersecionismo, no Pessoa ortónimo.
● irregularidade métrica (heterometria);
● irregularidade estrófica (heterostrofia);
● a criação heteronímica.
As poesias de Fernando Pessoa reunidas sob o título de Cancioneiro, além de prestar uma homenagem a tradição lírica lusitana de preservar os seus mais antigos textos literários, também se relacionam com as cantigas medievais, pois o ritmo e a métrica dos versos deixam esses poemas tão harmoniosos que eles se transformam também em "verdadeiras letras de música"
Vertente tradicionalista:
● preferência pela métrica curta;
● lirismo lusitano (reminiscências de cantigas de embalar, toadas do
romanceiro, contos de fadas);
• gosto pelo popular (uso
frequente da quadra);
● versos leves em que recorre frequentemente à interrogação e às
reticências.
Uma poesia musical que vive da música das emoções: ritmo, música das ideias, melodia, música das palavras.
· · Um poeta da nostalgia do Eu, do sentido de perda, do tédio, da náusea, do cansaço, da estranheza e também:
- da inquietação perante o enigma do mundo, indecifrável porque opaco;
- da solidão interior;
- das contradições pensar/sentir; querer/fazer; esperança/desencanto.
- da inquietação perante o enigma do mundo, indecifrável porque opaco;
- da solidão interior;
- das contradições pensar/sentir; querer/fazer; esperança/desencanto.
· · Com momentos (breves) de plenitude na infância, na música e no sonho.
Um poeta subjetivo, centrado sobre o Eu (egotismo); sofrendo
a dor de pensar, a distância entre o sonho e a realidade, a incapacidade de
fruir – vivendo sobretudo pela inteligência e pela imaginação.
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