O TEXTO EXPOSITIVO-ARGUMENTATIVO
Um texto expositivo-argumentativo tem como objectivo apresentar, sobre um determinado assunto, um juízo próprio de uma forma clara, organizada e fundamentada. A estrutura deste tipo de texto é tripartida, assentado no esquema introdução, desenvolvimento, conclusão.
§ Na introdução deve ser sumariamente apresentada a tese a defender e introduzir, de forma muito superficial os pontos a desenvolver. Deve ser constituída por um único parágrafo, sem exemplos.
§ O desenvolvimento assenta da apresentação de argumentos e contra-argumentos que validem a tese inicial. Deve articular-se com a introdução, desenvolvendo os pontos introduzidos. Deve apresentar referências concretas e específicas ao assunto que está a ser abordado. No caso de se fundamentar em juízos de leitura, devem ser seleccionadas referências pertinentes e/ou citações adequadas. Deve estruturar-se em estratégias linguísticas apropriadas para a defesa de um ponto de vista.
§ A conclusão apresenta a síntese dos argumentos e a validação da tese inicial. A conclusão deve articular-se com a introdução, na medida em que é o reforço, agora validado, da tese inicial.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.